Sergipe conquista nota mais alta de classificação por política fiscal adotada pela gestão estadual

Os resultados da política fiscal adotada pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), são destaque mais uma vez. Depois de conquistar a nota A na avaliação realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), desta vez a renomada agência de risco Fitch atribuiu a Sergipe a nota AAA, a mais alta classificação concedida a estados e municípios. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 3, em um relatório produzido pela empresa.

A Fitch é uma das três principais agências internacionais de avaliação de crédito do mundo, com sedes em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e em Londres, no Reino Unido. Seus relatórios são utilizados por investidores para orientar escolhas, fornecendo mais segurança para quem deseja alocar recursos em um país, estado ou empresa. Esta nota atesta a solidez financeira do Estado, sua capacidade de honrar compromissos e de ser considerado um ambiente seguro e confiável para investidores.


Para conceder a nota para Sergipe, a agência levou em conta aspectos sociais, políticos e econômicos, como o volume da dívida sergipana, governança, ambiente político, margem de manobra do orçamento e possibilidade de insolvência (ou seja, o governo não conseguir saldar as obrigações contraídas). A classificação, ou ‘rating’, é dada em forma de letras, que compõem uma escala que vai de ‘AAA’, mais alta, a ‘D’, que representa situação de calote. Quanto maior a letra, menor o risco de calote e vice-versa.


“Essa é uma conquista histórica para o nosso estado e simboliza todo o esforço que tem sido feito para garantir o equilíbrio das finanças. Estamos criando as condições para que Sergipe consiga atrair mais investidores, gerando um novo ciclo de desenvolvimento, mais empregos e recursos para viabilizar políticas públicas que irão beneficiar toda a população. Isso demonstra o quanto é importante adotar uma política de responsabilidade fiscal”, destacou a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila.

0/Comentário